Os gatos são animais fascinantes e cheios de mistérios. Embora convivam com os humanos há milhares de anos, ainda conseguem nos surpreender com comportamentos curiosos e habilidades inesperadas. Se você é apaixonado por felinos ou apenas quer entender melhor esses bichinhos, continue lendo. A seguir, você vai descobrir cinco curiosidades sobre os gatos que provavelmente você não sabia.
1.Gatos não sentem o gosto doce

Pode parecer estranho, mas os gatos não conseguem saborear alimentos doces. Isso acontece porque eles não possuem receptores gustativos para o sabor doce. Ou seja, aquele pedaço de bolo que você deixou na mesa não vai atrair seu gato pelo sabor — só pela curiosidade mesmo!
2. O cérebro dos gatos é surpreendentemente parecido com o dos humanos

Embora sejam bem diferentes de nós, os gatos têm um cérebro com estrutura muito semelhante à nossa. Para se ter uma ideia, cerca de 90% da anatomia cerebral dos gatos é parecida com a dos humanos. Isso ajuda a explicar por que eles conseguem aprender rotinas, reconhecer vozes e até demonstrar afeto de forma complexa.
3. Eles marcam território com as patas

Você já reparou que seu gato costuma “amassar pãozinho” ou arranhar superfícies? Além de ser uma forma de alongar os músculos, esse comportamento também serve para marcar território. As patas dos gatos possuem glândulas que liberam substâncias com o cheiro deles. Assim, eles deixam sua “assinatura” por onde passam.
4. Gatos escutam sons que nós nem imaginamos

Outra curiosidade impressionante é a capacidade auditiva dos gatos. Eles conseguem ouvir sons em frequências muito mais altas do que os humanos e até mesmo do que os cães. Isso os torna excelentes caçadores, já que podem detectar o menor ruído de uma presa se movendo.
5. Eles dormem mais da metade do dia

Por fim, talvez você já tenha notado que os gatos passam boa parte do tempo dormindo. Mas o que você talvez não saiba é que eles podem dormir entre 13 e 16 horas por dia! Esse comportamento é uma herança dos seus ancestrais selvagens, que precisavam conservar energia para caçar.
Veja também: Análise: Anime Frieren, Da Netflix
Siga: @entretenimentopop
